8 de junho de 2012

JRS vs. MST

        A série de entrevistas de José Rodrigues dos Santos a conhecidos autores internacionais vai já no 2º volume. Depois de ter entrevistado José Saramago, Dan Brown, Luís Sepúlveda, entre muitos outros, Rodrigues dos Santos dá-nos a conhecer em Novas Conversas de Escritores autores como Ken Follett, Paul Auster, Umberto Eco ou Philip Roth. Com a chancela da Gradiva, Rodrigues dos Santos pretende neste livro desvendar aos leitores um pouco os autores e as suas por vezes misteriosas e solitárias existências, o seu afastamento do mundo mediático, mas de igual modo pretende desmistificar o intrincado mundo interior onde se movem as personagens e as sombras dos autores convidados. À pergunta se a literatura embeleza a vida, Martin Amis responde que a literatura embeleza e estiliza a vida, organizando-a para fazer sentido, apesar de a única forma da vida ser a tragédia.
        Viajando agora até outros trópicos, outro grande nome da comunicação em Portugal, Miguel Sousa Tavares reuniu muitas crónicas em livro, que se intitula A História não acaba aqui, escritos políticos de 2005 a 2012, e que traz esta frase sábia na capa: “Não há perdão, mas há sempre esperança, tem de haver. Portugal não acaba assim nem agora.”
        Mas, pergunto eu, não há perdão para quem? Para os portugueses em geral? Para quem nos trouxe até aqui, algum governante menos preocupado e sensibilizado com o futuro, que alavancou a dívida pública para níveis insuportáveis? Procuremos as respostas nas páginas do livro que saiu sob o selo da editora Clube do Autor. A ler vamos!

Sem comentários: