7 de março de 2012

Globalização ao mais alto nível


   Dilma Roussef – Brasil – e Ângela Merkel – Alemanha – inauguraram juntas uma feira de tecnologia na Alemanha, mergulhando dentro de água um tablet Fujitsu para provar a resistência do aparelho à água. A marca – Jujitsu – é japonesa.
   Vamos, então, a contas: uma brasileira e uma alemã a promover uma marca japonesa, cujo nome tem origem indiana. Isto é, nem mais, nem menos, do que a globalização ao mais alto nível.
     Se não me engano, e a memória não me falha, Anthony Giddens definiu a globalização como um sistema de relações internacionais complexas, por um lado, e como um sistema mundial de produção e comercialização de bens e serviços sem reservas à escala mundial, por outro.
     Mas acontece que os portugueses, com a descoberta do Brasil, e com a viagem marítima para a Índia, foram pioneiros dessa mesma globalização. Então, o que foi que nos aconteceu? Terá sido a mesma globalização madrasta do nosso Portugalinho? Não teria sido mais justo que fosse Portugal a apresentar-se ao lado da Alemanha a testar as performances técnicas de um tablet japonês? Não teria sido mais cauteloso que Ângela Merkel se tivesse associado a Portugal para se deixar fotografar a promover um produto português de qualidade? Não teria sido até melhor se a nossa indústria tecnológica tivesse dado à luz um tablet, sei lá, um Magalhães versão1.16? Onde falhamos, então? Mas, sobretudo, para onde temos de ir?

Sem comentários: