16 de fevereiro de 2012

Pergunta: Será apenas um ponto de viragem?

O mundo mudou, alguém dizia em jeito de desculpa para apagar a sua insuportável incompetência para gerir um país. O mundo tal como o conhecíamos tem os dias contados e um mundo não ocidental está a desabrochar, com as suas estruturas culturais, as sua forma de organização social, económica, e, até, religiosa. O que não significa a morte do ocidente propriamente dito, mas o seu definhamento.

Em 2008, quando estava prestes a exultar a vitória do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, o edifício Chrysler em Nova Iorque, um dos símbolos do poder financeiros ianque, era comprado por um governo estrangeiro pela quantia módica de 800 milhões de dólares. Não fora nenhum país amigo ou eterno aliado. Foi apenas um fundo de investimento do governo de Abu Dhabi. E, se à data, ninguém conseguia entender o que poderia estar-se passando no mundo, é porque acordou tarde.

É com esta informação aterradora que Dambisa Moyo dá o mote ao seu livro A Decadência do Ocidente. A autora, pouco conhecida em Portugal, tem origem africana e é reputada economista do World Economic Forum, além de escrever em gigantes como Finantial Times, Wall Street Journal e The Economist
.
O livro A Decadência do Ocidente não é literatura fácil sobre o passado glorioso e o futuro imprevisível, nem é um livro técnico. O seu objetivo central é levar-nos a perceber como nós, ocidentais, outrora ricos e poderosos, perdemos poder e influência para um mundo que emergia progressivamente mesmo debaixo do nosso nariz, numa primeira fase por elevados níveis de educação e instrução, depois e mais recentemente pelas influências financeiras quase infinitas.

O livro é muito acessível a qualquer leitor, tem um texto muito bem escrito, arejado, que questiona, mais do que perspetiva, possíveis saídas para os problemas internacionais e diplomáticos que todo o ocidente padece. Se há um verdadeiro livro sobre os fenómenos económicos, mas também civilizacionais, dos últimos 10 anos, é melhor agarrarem a outro.

A Decadência do Ocidente é uma edição da Bertrand Editora. É é uma leitura que não podes perder!

Outras bibliografias: O Mundo Pós-Americano, Fareed Zakaria, Gradiva.

Sem comentários: