12 de fevereiro de 2012

De Män som hatar kvinnor

Stieg Larsson


Em exibição nos cinemas de todo o mundo, o filme Os Homens que Odeiam as Mulheres começou por ser um fenómeno meramente literário. O filme, inspirado no thriller policial com o mesmo nome do autor sueco já falecido Stieg Larsson, foi considerado por alguns como um livro de um violência psicológica inaudita e extrema, mas ao ninguém poderá acusar de falta de arrojo, quer na escrita, quer no trabalho argumentativo. 

Mas Os Homens que Odeiam as Mulheres é o primeiro livro de um trilogia que promete continuar a dar que falar, e que trazuz a extravagância intelectual de Larsson, sobretudo pelos títulos compridos e sugestivos. Relembre-se que o volume 2 desta trilogia dá pelo nome A Rapariga que sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo, e o volume 3 A Rainha no Palácio das Correntes de Ar.

É de salientar que o recrudescimento dos romances policiais e thrillers psicológicos nórdicos tem vindo a dominar aquelas seções nas livrarias de há alguns anos a esta parte, e conquistou um público diversificado e heterogéneo. do mais vanguardista ao mais conservador. Larsson foi pioneiro, seguiram-se-lhe nomes como Lars Kepler, Yrsa Sigurdadóttir, entre outros. 

Sem comentários: