21 de fevereiro de 2012

Notas sobre um ex-País Grande?

















Sem perceber bem porquê, hoje reli umas quantas páginas do livro Notas sobre um País Grande (Bill Bryson, Quetzal, 2006), por duas razões sem ordem aparente de importância: nostalgia de me rir com as piadas do autor; necessidade de esquecer as horas intermináveis de desfiles de carnaval que passam na TV, e que se realizam um pouco por todo o mundo. A mim parecem-me todos iguais e com falta de originalidade.

Não tenho nada contra o Carnaval, mas o Carnaval faz-me lembrar, em certo sentido, os Estados Unidos da América. Não perguntem mais, não vou responder.

Li e reli com profunda compenetração os sublinhados que fiz no livro do Bryson há seis anos atrás, havendo um que me saltou logo à vista: "(...) nos tempos que correm, há um vazio intelectual generalizado que é difícil de ignorar. O fenómeno é agora comummente conhecido por Estupidificação da América."

Parto do conceito de Estupidificação que vem definido em rodapé, e que diz o seguinte: "conceito de origem recente que significa baixar o nível de dificuldade ou conteúdo intelectual de algo". 

A comprová-lo, duas citações exemplares. A primeira é de uma atriz conhecida: "Fumar mata. Quando se morre, perde-se uma parte muito importante da vida". A segunda é de uma cantora igualmente conhecida: "Sempre que vejo, na televisão, aqueles miúdos desgraçados a morrer à fome em todo o mundo, não consigo senão chorar. Quer dizer, eu adorava ser magra daquela maneira, mas não com aquelas moscas todas e morte e cenas". Bocas santas!

Contudo, e paradoxalmente, os E.U.A. é dos países que tem índices de investimento mais elevados em educação e investigação, é o maior exportador de cérebros do mundo, o que tem mais e melhores universidades, que tem mais forúns de desenvolvimento e think-tanks*, mais vencedores de Prémios Nobel do que todo o resto do mundo todo junto. 

O que terá então acontecido? E, sobretudo, o que terá então falhado?

*think-tanks: são organizações de investigação políticas, que se dedicam à análise e elaboração de ideias a serem aplicadas à governação.

Sem comentários: