19 de novembro de 2010

F.S.C. visto à Lupa por Miguel Pinheiro


Todos os anos por esta altura são muitos os portugueses que recordam com nostalgia Francisco Sá Carneiro. Na verdade, no próximo dia 4 de dezembro faz anos da sua morte devido à queda do avião em que seguia. Sem dúvida, foram tempos politicamente conturbados. Decorria o ano de 1980.

Atentado ou acidente, muita tinta ficou por secar em todo este processo. De então para cá muita produção literária não-ficcional em torno do que realmente aconteceu ao ex-primeiro ministro de Portugal na altura, entre muita investigação inconsequente, especulação, e, acredito até, aproveitamento político.

Como não podia deixar de ser, eis que se junta mais um livro ao rol dos já existentes, mas desta forma, em vez de retomar a desgastada tese da conspiração, Miguel Pinheiro, director da revista Sábado, escreveu uma profunda biografia à qual chamou precisamente Sá Carneiro, um retrato único do homem, do mito, das suas convicções, forças e fraquezas. Sá Carneiro, da autoria de Miguel Pinheiro, tem a chancela editorial da Esfera dos Livros.

Diria, para concluir, que esta é das mais completas biografias que se escreveram sobre Francisco Sá Carneiro.

Sem comentários: