20 de novembro de 2009

Autores de Culto

Martin Amis, Dan Brown, Paul Auster, Haruki Murakami, Roberto Bolaño, Joseph O’Neill, William Faulkner, Gonçalo Cadilhe, Isabel Siltwell, Stephen King, Steve Lopez, Robert Wilson, Nadeem Aslam.

Por isso, Leitores, preparem-se porque a escolha vai ser difícil. A selecção é subjectiva e intransmissível, todavia opto pelo seguro, pelos autores que conheço e dos quais sou um incondicional leitor.

Haruki Murakami. Um inesperado regresso com um livro de memórias chamado Auto-retrato do Escritor enquanto Corredor de Fundo. Ora bem, a meu ver, corredor de fundo tem um duplo sentido: corredor enquanto praticante de jogging que busca pelo esforço e pela disciplina a perfeição física e mental, e enquanto escritor que regista a profundidade luminosa que é o ser humano. Um corpus de textos autobiográficos escritos em diversos pontos do globo que nos ajudam a conhecer melhor Murakami. No meio do texto imprevisivelmente surgem-nos fotografias do próprio autor a correr e a andar de bicicleta. Intrigante!

Paul Auster é outro autor de culto. Invisível é o nome do livro para este Natal, e que regista uma vez mais a paixão dele por Nova Iorque, pelo amor, pelas relações humanas. A história divide-se espacialmente por Nova Iorque, Paris e por uma ilha das Caraíbas, onde evolui um periclitante e perverso triângulo amoroso. O tempo vai de 1967 a 2007, um período de 40 anos, e não descarto a possibilidade deste ser mais um romance inspirado na própria vida do autor, pois 1967 marca aproximadamente a sua entrada na vida adulta, com todas as suas vicissitudes e contradições.

O livro Money, original de 1984, marca o regresso de Martin Amis às casas de livros nacionais, depois de London Fields. E se quisermos encontrar um rótulo para Amis, não ocorre outro do que genuíno. E genuíno porque Amis não esconde a perversa, por vezes escabrosa, dimensão humana que as suas personagens carregam. Um vocabulário preciso, imagens escorreitas, um fluxo de escrita vertiginoso, à boa maneira inglesa, fazem de Amis, embora a uma escala mais pequena, um autor de culto, tal como os já apresentados Murakami e Auster.

Um português também de culto, Gonçalo Cadilhe com o livro 1 Km de Cada Vez, definido como um livro sobre os encontros, as leituras, os lugares mais recentes de um viajante singular. São textos inéditos sobre as duas viagens às Galápagos, Sudoeste Asiático, América Central, etc. Quem não desejaria fazer tal coisa?É tempo de Leituras.

Façam como eu: página a página, um livro de cada vez.

Sem comentários: