13 de abril de 2015

Mao, o Perfeito Ditador

O século XX foi pródigo em ditadores que não deixam boas recordações. E há uma certa linguagem historiográfica que tende a exaltar o pior dos ditadores, e normalmente vêm à discussão dois nomes: Adolf Hitler e Joseph Estaline. As suas ações são sobejamente conhecidas, com as consequências nefastas irreversíveis, e os seus estilos de liderança mudaram o curso da própria História para sempre.
Mas há ainda muita História do século XX por descobrir. O ícone da Revolução Chinesa e fundador da República Popular da China é um elemento chave para se compreender o século mais complexo e paradoxal da Humanidade.
Homem de uma notável energia e capacidade para preparar o futuro, há quem o atribua a responsabilidade pelo que é hoje a China ao nível económico. Não andaremos longe da verdade se dissermos que terá sido o pior de todos os ditadores, pelo menos no número de condenados à morte, torturas e perseguições - como é óbvio na China qualquer número é sempre um colosso.
Por todas as dimensões boas e más que possuiu, é um pedaço da História que não podemos esquecer e que vale a pena conhecer melhor.

Sem comentários: