28 de outubro de 2012

Velhos autores, novos livros

No plano editorial, a Porto Editora tem vindo apostar fortemente no mercado literário nacional, sobretudo em autores que extravasam a curva do tempo, assim como as nossas fronteiras geográficas. Num panorama cada vez mais deficitário de novos autores que façam mexer o mercado livreiro, ficamo-nos por dois que merecem a nossa melhor atenção.
Recuperado e acabado pelo neto de Sophia de Mello Breyner, Pedro Sousa Tavares - de onde conhecemos já este nome: é filho do jornalista e comentador Miguel Sousa Tavares, respetivamente filho e neto de Sophia -, Os Ciganos, assim se chama o conto inédito, levou 3 anos a ser acabado por Pedro. Este Os Ciganos é um irresistível apelo à liberdade, seja pela atraçãoque está fora dos nossos muros sociais e comportamentais, seja pela descoberta do outro e das suas diferenças.
Outro autor português que tem vindo a consolidar-se como um peso pesado das letras portuguesas, para utilizar uma linguagem bolsista-financeira, é Mário de Carvalho, e o seu último livro O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, demonstra não só a sua genialidade, como o seu ecletismo face à escrita, cultivando a diversidade dos géneros literários, romance, novela, conto e teatro, na sua longa e vasta obra. Não lhe conhecemos poesia. Este é porém o primeiro livro do autor na sua nova casa editorial, a Porto Editora, e falamos de um livro envolvente quer pela intriga, quer pelas muitas personagens que evoluem num cenário polifónico de interesses e motivações. A pluralidade de registos do texto, revela-nos a capacidade de Mário de Carvalho nos surpreender ao virar de cada página.

 
Uma imagem que vale do que toda a palavra escrita, reparem no pormenor dos carrinhos no parapeito da janela. O Miguel Sousa Tavares terá brincado com eles? Foto by Google (claro).

Sem comentários: