20 de novembro de 2009

Um Mar Imenso de Livros

Vivo rodeado de livros. O que é bom. Mas que cansa de igual modo. Por vezes vejo os livros chegarem e tenho um prazer indescritível de poder aconchegá-los no regaço e dizer: agora são meus!
Na minha mesinha-de-cabeceira estão, sem exagero, uns 9 livros. Nove, ouviram!

Passo semanas sem olhar para alguns deles, vou desejando sempre por outro, e um dia, volta e meia, volto a eles e leio-os de um trago até ao fim, ou volto ao primeiro, desinteressando-me, regressando, avançando, suspendendo, interrompendo, é uma total desordem. Por outro lado há livros que leio de uma assentada, de um só fôlego, sem interrupções, noite adentro, haja quem ature a falta de sono no dia seguinte.
E outros livros há que simplesmente cancelo a leitura até data incerta. No meio de toda esta prosa lida, esquecida, suspensa, adiada, também tenho de os vender. Com muito gosto.

1 comentário:

Paula disse...

Pois é Luís, quem ama os livros é assim mesmo :)
Também costumo ter uns tantos na mesa de cabeceira.
Actualmente estou lendo Frankensteine e Crime e Castigo...ainda não decidi os próximos.
Um abraço!