4 de abril de 2016

Panama Papers ou a História da miséria

O dossier "Panama Papers" tem uma dimensão dantesca, como nos revela esta peça do jornal Observador. E lembro que muitas vezes me ensinaram que o dinheiro era uma coisa suja, mas nunca me explicaram objetivamente porquê. Só a prática responsável do uso dinheiro ao longo da vida nos ensinou o verdadeiro significado da expressão, mas também o seu contrário.
O dinheiro é bom, porque nos permite fazer coisas boas, adquirir bens que torna a vida mais fácil, como ganhar autonomia vital.
O dinheiro, recompensa mais ou menos justa que se tem pelo nosso trabalho, ou por qualquer outra forma legal e transparente, tem um valor inestimável. Mas alguns não sabem ganhá-lo pelas vias normais! E assim, não só fazem batota, como não descontam para o enorme bolo comum do dinheiro público, necessário para a saúde e a educação, pensões de reforma e construção de estradas, desenvolvimento técnico e científico e para a cultura, entre tantas outras coisas primordiais para o bom funcionamento de uma sociedade, de um Estado, de uma nação!
De modo que não é apenas a carência de dinheiro que é um problema. O excesso dele é uma enorme fonte de problemas, de tal modo que foi capaz de produzir uma montanha de contornos verdadeiramente dantescos.
Ainda que o processo vá no adro, já se adivinham as ondas de choque a chegar! É uma história de miséria! É triste!




Sem comentários: